Topo

Saque e Voleio

Boas campanhas de Cilic e Edmund alavancam vendas do Rio Open

Alexandre Cossenza

29/01/2018 14h05

Marin Cilic, novo número 3 do mundo, esteve a um set de derrotar Roger Federer e conquistar o título do Australian Open. Kyle Edmund, #26, alcançou as semifinais em Melbourne. Pablo Carreño Busta, #10, chegou às oitavas. O mesmo vale para Dominic Thiem (#5), Fabio Fognini (#22) e Diego Schwartzman (#24). E o que esses nomes têm em comum? Todos estarão no Rio Open, o ATP 500 carioca que começa no dia 19 de fevereiro.

O torneio se beneficiou um bocado do resultado de "seus" tenistas no Australian Open. Principalmente Marin Cilic e Kyle Edmund, que ficaram vivos até as fases derradeiras do evento. Foi justamente quando o Rio Open teve um aumento considerável na venda de ingressos. Nos últimos dias do slam australiano, o torneio carioca vendeu 78% a mais em comparação com a média de bilhetes vendidos no mês de janeiro.

Em relação ao ano passado, a diferença é ainda mais considerável: 114% a mais de ingressos vendidos em comparação com a média de janeiro de 2017. Somando isso tudo, o Rio Open de 2018 já vendeu 17% a mais do que no mesmo período em 2017 e anunciou recentemente que as entradas para sábado – dia das semifinais – já esgotaram. Para as quartas de final, na sexta-feira, a expectativa é de que os bilhetes também esgotem em breve.

"No dia que o Cilic e o Edmund ganharam [e se classificaram às semifinais], comparando com a média de janeiro, deu 120% acima da média de venda de ingressos em janeiro", revelou Lui Carvalho, diretor do torneio.

Além do óbvio empurrão dos resultados em Melbourne, Lui acredita que a lista de jogadores deste ano também é mais interessante do que a de 2017.

"Cilic, Monfils e Thiem são um lineup mais completo do que Nishikori e Thiem, do ano passado. E o Thiem nem era assim tão conhecido. Acho que agora ele está pegando um pouco mais de nome. No dia que a gente anunciou os jogadores, houve um pico de venda bem grande. Se você compara com o dia do anúncio em 2017, houve 122% a mais de ingressos vendidos. Só nesse dia. Então eu acho que Verdasco, Fognini, Cuevas, Edmund, que era uma novidade… Acho que gerou um interesse mais legal."

Coisas que eu acho que acho:

– O Rio Open anunciou nesta segunda-feira que fará uma homenagem a Carlos Kirmayr, um dos maiores tenistas e técnicos da história do país. Kirma foi #36 do mundo em simples, #6 em duplas e era o treinador da argentina Gabriela Sabatini quando ela venceu o US Open de 1990.

– Trata-se de uma homenagem mais do que merecida a um técnico que não foi convidado pela CBT a participar do "encontro nacional", realizado em Florianópolis, no fim do ano passado. Kirmayr só soube do evento quando encontrou, por acaso, com Fernando Meligeni em um aeroporto de São Paulo.

– O link para comprar ingressos é este aqui.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.