Topo

Saque e Voleio

RG, dia 10: vento, chuva, Bacsinszky e Ostapenko

Alexandre Cossenza

06/06/2017 16h23

Foi um dia difícil para todo mundo em Roland Garros. Quem entrou em quadra teve de encarar a ventania e as interrupções. Quem pagou ingresso precisou enfrentar chuva e longos períodos de espera. Além disso, os jogos masculinos previstos para esta terça-feira foram adiados. No fim das contas, só Timea Bacsinszky e Jelena Ostapenko comemoraram. As duas estão nas semifinais e vão se enfrentar no dia de seu aniversário, na quinta-feira, 8 de junho.

Os jogos do dia

Na Philippe Chatrier, Kristina Mladenovic não teve vida fácil. Primeiro, por causa do vento. Depois, quando as rajadas diminuíram, foi a vez de Bacsinszky incomodar a francesa com slices de forehand e backhand, curtinhas e todo tipo de variação – inclusive bolas chapadas buscando winners. Em momento algum, a tenista da casa se sentiu à vontade para atacar como gosta. Bacsinszky, por sua vez, teve méritos até pela postura após a segunda paralisação. A suíça, que esteve perdendo o segundo set por 1/3, virou para 4/3 e iria sacar quando a chuva voltou. A parada, em tese, ajudaria a francesa a se recompor, mas Bacsinszky não deixou. Fechou em 6/4 e 6/4 e se garantiu em sua segunda semifinal em Roland Garros nos últimos três anos.

A segunda semifinalista é Jelena Ostapenko, que também penou para achar algum tipo de ritmo enquanto o vendo soprava para longe suas chances de avançar. Enquanto isso acontecia, o jogo de porcentagem de Carolina Wozniacki funcionava gloriosamente. A ex-número 1 do mundo chegou a abrir 5/0 no primeiro set. Foi justamente aí que a ventania parou, e o jogo virou quase em 180º. Ostapenko reduziu a vantagem para 4/5 e só não empatou porque cometeu uma série de erros no décimo game. Mesmo assim, pouco se abalou com o placar. Continuou distribuindo pancadas e acertando todo tipo de paralelas e cruzadas de direita e esquerda.

A quadra mais pesada, que poderia favorecer o jogo defensivo de Wozniacki, também acabou deixando as bolas da dinamarquesa mais fáceis (ou menos difíceis) de atacar. Ostapenko aproveitou. E aproveitou. E aproveitou. Até que antes do último game a estatística oficial mostrava 35 winners da letã contra seis da ex-número 1. E foi assim, batendo sem perdão (foram 38 winners no total), que Ostapenko avançou: 4/6, 6/2 e 6/2, perdendo apenas cinco games desde o momento que o vento deu uma aliviada.

Apenas para completar a informação lá do alto do post: tanto Bacsinszky quanto Ostapenko fazem aniversário no dia 8 de junho. A suíça completará 28 anos. A letã, 20. A título de curiosidade, vale lembrar que é o dia que Gustavo Kuerten conquistou Roland Garros pela primeira vez, em 1997.

Os homens

As quartas de final marcadas para esta terça foram canceladas. Tanto Novak Djokovic x Dominic Thiem quanto Rafael Nadal x Pablo Carreño Busta serão na quarta-feira, junto com as outras duas partidas.

Os brasileiros

Marcelo Demoliner entrou em quadra pelas quartas de final de duplas mistas e foi eliminado. Ele e sua parceira, a espanhola María José Martínez Sánchez, foram superados por Anna Lena Groenefeld e Robert Farah, com parciais de 5/7, 6/3 e 10/6.

Rogerinho, por sua vez, nem entrou em quadra. Ele e Paolo Lorenzi enfrentariam Fernando Verdasco e Nenad Zimonjic nas quartas de final. O único jogo de duplas masculinas que desta terça foi Harrison/Venus x Dodig/Granollers. Americano e neozelandês venceram por 6/2, 3/6 e 6/3.

A programação revisada

Depois de todas as mudanças a programação ficou como mostra o tweet acima. Além das quartas restantes na Chatrier e na Lenglen, Rogerinho abre o dia na Quadra 1, valendo vaga nas semifinais de duplas masculinas.

O ponto do dia

Cortesia de Jelena Ostapenko.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.