Topo

Saque e Voleio

A boca suja de Pablo Cuevas e mais chances perdidas por Thomaz Bellucci

Alexandre Cossenza

08/05/2017 13h35

Thomaz Bellucci foi eliminado do Masters 1.000 de Madri nesta segunda-feira, na primeira rodada da chave principal. Seu algoz foi o uruguaio Pablo Cuevas, que fez 7/6(2), 5/6 e 7/6(6), em um jogo equilibrado e marcado por duas coisas: um recado nada educado de Cuevas a alguém na arquibancada e as chances perdidas pelo número 1 do Brasil, que vinha em bom momento, após duas vitórias no qualifying.

O momento boca-suja de Cuevas aconteceu no segundo set, quando Bellucci tinha uma quebra de vantagem. Após confirmar o saque no nono game, o uruguaio se sentou e começou a gesticular na direção de alguém na arquibancada do lado oposto da quadra. Cuevas parece convidar alguém a entrar na quadra e praticar algum ato. Vejam o vídeo abaixo e vocês vão entender.

Quanto às chances perdidas por Bellucci, é justo dizer que o brasileiro se colocou em condição de vencer todos os três sets. Na primeira parcial, conquistou três set points no décimo game, mas não conseguiu quebrar o saque do adversário. Mais tarde, no tie-break, sacando em 2/5, apenas um mini-break atrás, Bellucci mandou uma bola fácil para longe e, depois, cometeu uma dupla falta.

O número 1 do Brasil e atual #54 do mundo foi bem no segundo set, quebrando Cuevas no primeiro game de serviço do uruguaio (algo que já tinha acontecido na parcial anterior) e aproveitando a vantagem. Só que no terceiro set, Bellucci falhou quando não podia. Sacou em 6/5 e abriu 30/15, ficando a dois pontos da vitória. No 30/30, mandou um forehand para fora. No ponto seguinte, tentou um saque-e-voleio e levou uma passada. Perdeu o saque e teve de jogar um tie-break.

O game de desempate foi curioso. Cuevas abriu 5/1, graças a erros do brasileiro, que atirou e tentou quebrar sua raquete (vide tweet abaixo) antes da virada de lado. O uruguaio abriu 6/2, mas Bellucci salvou quatro match points seguidos e igualou o placar. Cuevas, então, parou de errar. Jogou dois belos pontos e fechou o confronto. Resta saber se a ATP vai ver o vídeo acima e multar o uruguaio…

Coisas que eu acho que acho:

– Sobre Cuevas, não dá para dizer para quem eram os gestos porque a transmissão não mostrou. O curioso é que, quando a imagem mostrava a quadra toda, era possível ver duas bandeiras do Uruguai na mesma direção para onde Cuevas se dirigia.

– Sobre Bellucci, é mais um revés doído na temporada. Foi uma partida bem equilibrada, com poucas chances, que apareceram aqui e ali. O paulista inclusive teve bastante sucesso nas curtinhas, aproveitando-se do adversário que jogava bem recuado. Faltaram pontinhos aqui e ali.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.