Topo

Saque e Voleio

Rio Open será só dos homens em 2017

Alexandre Cossenza

01/07/2016 10h13

A partir do ano que vem, o Rio Open será um torneio apenas masculino. O evento carioca, que sempre foi ao mesmo tempo um ATP 500 e um WTA International, "emprestou" o evento feminino para Budapeste.

A decisão foi tomada com a intenção de crescer. O torneio quer oferecer uma estrutura ainda melhor para os homens e entrar na briga de vez para ser um torneio da série Masters 1.000, do mesmo nível de Indian Wells, Roma e Madri.

O Rio Open sempre tentou trazer nomes de peso para sua chave feminina, mas o calendário do circuito mundial sempre foi um entrave, já que torneios milionários como Dubai e Doha, que oferecem mais pontos e dinheiro, são disputados na mesma época do ano e atraem as tenistas mais bem colocadas no ranking mundial. Logo, sem conseguir um novo status, o evento carioca decidiu dar um "all in" na chave masculina.

A organização garante, no entanto, que o Rio Open não deixará de lado completamente as mulheres. Caso haja mudanças no calendário feminino, é possível que o WTA volta à Cidade Maravilhosa. O evento das mulheres continua como propriedade da IMM e foi para Budapeste em uma espécie de lease. O Rio Open também pretende promover o tênis feminino de alguma maneira em sua edição de 2017, possivelmente com uma partida de exibição, mas ainda não há uma definição sobre isso.

"Acreditamos que este novo formato irá ajudar o Rio Open a seguir sua trajetória de crescimento, proporcionando uma experiência ainda melhor para todos os tenistas. Sempre trabalhamos para trazer os melhores do mundo para o nosso torneio, e seguiremos com esse compromisso. Nas três edições realizadas, a chave masculina atraiu diversos Top 10, com um lineup incrível em 2016. Porém, no feminino, em razão da posição do evento no calendário (sendo realizado nas mesmas semanas dos Premiers de Doha e Dubai), isso não se replicou. Sabemos da importância do Rio Open na carreira da Teliana, Paula, Bia, Gabriela e Laura, e pra 2017, temos a intenção de criar uma ação com essas meninas que vem fazendo história no tênis feminino, mostrando a importância que elas têm para nós. Além disso, no futuro, temos a intenção de voltar a realizar o torneio feminino, com a oportunidade de atrair as melhores do mundo, a exemplo do que acontece no masculino," disse Lui Carvalho, diretor do Rio Open.

Vale lembrar que também não há local definido para o torneio em 2017. Existe a opção de continuar no Jockey Club Brasileiro, sede de todas três edições até agora, mas a organização não descarta se mudar para o recém-construído Centro Olímpico de Tênis.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.