Topo

Saque e Voleio

Wimbledon, dia 3: o conto de fadas à prova de chuva

Alexandre Cossenza

29/06/2016 16h06

Com tanta chuva ao longo do dia e nenhum resultado surpreendente, nada mais justo do que ter toda a atenção voltada para o duelo entre Roger Federer e Marcus Willis na Quadra Central de Wimbledon. Do lado de fora, para os "mortais" sem teto retrátil, houve muita espera e pouco tênis. Resta à organização montar o quebra-cabeça com um monte de jogos inacabados.

Willis_W16_2r_get_blog

O jogo mais esperado

O heptacampeão contra o número 772 do mundo, novo queridinho britânico e que até não muito tempo atrás tomava refrigerante e comia barras de Snickers durante as partidas. O simpaticão Marcus Willis conquistou os corações do mundo todo e curtiu cada segundo de seu duelo com Roger Federer na Quadra Central. Primeiro, quando entrou em quadra (vestindo uma camisa da linha RF!)…

Depois, quando venceu seu primeiro game…

E, por último, após ser eliminado por 6/0, 6/3 e 6/4, recebendo esse último aplauso, com a Quadra Central de pé para saudá-lo.

Moral da história

Marcus Willis, consciente do "conto de fadas" que estava vivendo, curtiu cada segundo que passou na Quadra Central e fez uma apresentação bastante digna. Venceu sete games contra um Roger Federer que, se não esteve em seu nível máximo, não deu tanta coisa de graça assim.

É difícil para quem vive o circuito dia-sim-dia-também, às vezes lidando com lesões, às vezes sofrendo séries de derrotas, não perder de vista essa noção de que é preciso apreciar as quadras arenas, o público e tudo que envolve estar em eventos desse porte – além do prazer de competir. Tudo flui melhor quando um atleta aprende a conviver em harmonia com isso tudo.

E o tênis?

Para Federer, talvez tivesse sido melhor enfrentar um rival que lhe exigisse mais. É sempre bom lembrar que o suíço chegou a Wimbledon precisando afiar e calibrar seu jogo. Um eventual duelo com Alexander Dolgopolov pode ser perigoso se o ex-número 1 do mundo não entrar bastante concentrado no que precisa fazer. De qualquer modo, seria ótimo para Federer ser mais testado antes das oitavas.

A chuva

O mau tempo durou pela maior parte do dia em Wimbledon, e o torneio nem chegou perto de completar o que havia programado para esta quarta-feira.

Quem estava na Quadra Central, como Djokovic e Radwanska, se deu bem. O resto do pessoal teve de lidar com a espera e as seguidas mudanças no horário previsto para o recomeço das partidas. Muita gente ainda nem tinha terminado seu jogo de estreia quando sérvio e polonesa já haviam avançado para a terceira rodada.

Na Quadra Central

Quem abriu a programação foi Agnieszka Radwanska (#3), que não encontrou grandes problemas para fazer 6/2 e 6/1 em cima da ucraniana Kateryna Kozlova (#97) e avançar à terceira rodada. Em seguida, Novak Djokovic (#1) avançou sem drama contra o francês Adrian Mannarino (#55): 6/4, 6/3 e 7/6(5).

Tudo foi tão rápido na Central que depois de Federer x Willis, a organização encaixou Belinda Bencic x Tsvetana Pironkova. E a suíça fez 6/2 e 6/3 tão rápido que mais uma partida foi jogada lá. Eugenie Bouchard x Magdalena Rybarikova, que já havia começado em uma das quadras externas. A canadense completou seu triunfo por 6/3 e 6/4 e também avançou.

Correndo por fora, nas quadras de fora

Ainda valendo pela primeira rodada, Bernard Tomic (#19) finalmente fechou o jogo de cinco sets contra Fernando Verdasco (#53) por 4/6, 6/3, 6/3, 3/6 e 6/4; Tomas Berdych (#9) completou o triunfo sobre Ivan Dodig (#74) por 7/6(5), 5/7, 6/1 e 7/6(2); e Dominic Thiem (#8), pouco antes de voltar a chover, deu por encerrado o jogo contra Florian Mayer (#80), fazendo 7/5, 6/4 e 6/4.

Entre as mulheres, Petra Kvitova (#10) nem precisou de muito tempo para eliminar Sorana Cirstea (#85): 6/0 e 6/4 em menos de uma hora de duelo.

Alguns jogos interessantes de primeira rodada que ainda não terminaram são Isner x Baghdatis e Bacsinszky x Kumkhum. Este último, aliás, nem começou, assim como Makarova x Larsson, Mladenovic x Sasnovich e Niculescu x Krunic. No total (vide tweet acima), 28 tenistas ainda estão disputando ou por disputar a primeira rodada.

O brasileiro

O adversário de Novak Djokovic na terceira rodada ainda é desconhecido… Thomaz Bellucci ganhou uma noite para tentar encontrar uma maneira de virar o jogo contra Sam Querrey. Nesta quarta, depois de um primeiro set equilibrado até o nono game, o americano conseguiu a quebra para fechar a parcial e já abriu o segundo set com 3/0 e boa vantagem. Quando a partida foi interrompida, o placar mostrava 6/4 e 5/2 para Querrey, com Bellucci no saque.

O café da Judy Murray

Quando dizem que em Wimbledon é possível tomar o cappuccino da Judy Murray, não estão falando do sabor preferido da mãe de Andy e Jamie. É um cappuccino com a imagem da mãe mais famosa do tênis. Impressionante.

Antes da estreia

Parece seguro afirmar que o cappuccino da Tia Judy sai da máquina melhor que o que seu filho e Bruno Soares andaram preparando…

Os melhores lances

Por tudo envolvido no conto de fadas, Marcus Willis leva o "ponto do dia" aqui no Saque e Voleio. Justo, não?

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.