Topo

Saque e Voleio

A ‘Lenda’ de 69 anos que venceu um jogo profissional nesta semana

Alexandre Cossenza

12/04/2016 12h19

Gail Falkenberg, 69 anos, é chamada por algumas tenistas de "A Lenda" e tem uma das histórias mais interessantes do tênis. Seu nome ganhou destaque na última semana porque ganhou um jogo no qualifying do ITF de Pelham (EUA), torneio com premiação de US$ 25 mil. Aplicou 6/0 e 6/1 na jovem Rosalyn Small, de 22 anos.

Com isso, teve o direito de enfrentar, na segunda rodada do quali, a também americana Taylor Townsend, 19 anos, que já foi top 100 e ocupa hoje o 389º posto no ranking. Taylor venceu por 6/0 e 6/0 (Veja um trecho da partida no vídeo abaixo), mas Gayle ganhou os holofotes.

Sua história, contada pelo Wall Street Journal, é incrível. Aprendeu a jogar por conta própria e decidiu tentar o tênis profissional aos 38 anos. Ela até venceu uma partida no Australian Open (no qualifying de 1988). Só parou com a carreira porque não tinha como se sustentar e precisava de um emprego.

Gail foi técnica de tênis em uma universidade da Flórida nos anos 90 e até foi treinadora de basquete. Até esta semana, não vencia uma partida de tênis profissional desde 1998. Nada, aparentemente, fez a moça desistir do esporte e das competições. Suas declarações são ótimas. "Sei que posso continuar melhorando." "Há sempre algo a trabalhar no tênis."

E o objetivo? Ela também contou ao WSJ: "Adoraria estar jogando – e vencer – aos 70. Estou a seis meses disso."

Como pode?

Se você está imaginando como uma pessoas de 69 anos consegue vaga em um qualifying de torneio profissional, a explicação é a seguinte: ano passado, Gail venceu uma partida pelos playoffs nacionais da USTA, que são uma competição aberta (de fato, qualquer um pode se inscrever) e que vale uma vaga no qualifying do US Open (sim, o Slam jogado em Nova York). O triunfo lhe rendeu 12 pontos no ranking nacional dos EUA e a possibilidade de tentar o quali em alguns ITFs.

Tênis por WhatsApp

O UOL agora envia notícias de tênis por WhatsApp. Para se cadastrar, adicione à agenda de seu celular o número +55 11 99007-1706 e envie para esse número uma mensagem contendo o texto guga97. Você vai passar a receber, de graça, as notícias. Saiba mais aqui.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.