Topo

Saque e Voleio

‘6/0 Dicas do Fino’, uma nova referência nas livrarias

Alexandre Cossenza

07/03/2016 08h00

Meligeni_livro_blog2

Com o livro em mãos desde a quarta-feira do Brasil Open, aproveitei o tempo livre em Congonhas (obrigado, Avianca?) para começar a ler "6/0 Dicas do Fino" e me peguei lembrando dos meus primeiros dias de tenista amador, devorando cada página de "Winning Ugly" às vésperas dos jogos nos torneios internos do Tijuca Tênis Clube ou do Cetav, o circuito amador que na época era organizado pela Fterj.

Lembro de escolher o capítulo do dia dependendo do adversário. Fosse um devolvedor, um estourador ou alguém que fazia saque-e-voleio, o livro de Brad Gilbert dava as manhas e sugeria como tirar o melhor de seu tênis e, principalmente, como dificultar a vida do adversário. Gilbert não tinha um jogo vistoso nem uma arma evidente em seu tênis, mas foi top 5 "ganhando feio", fazendo sempre o jogo que seu oponente menos gostava.

Mas eu divago – simplesmente porque a sensação que tive ao folhear as páginas escritas por Fernando Meligeni foi semelhante. Embora os dois livros cubram os mesmos temas, não são publicações tão parecidas assim. O que eu mais gostei em "6/0 Dicas do Fino" foi o livro não se restringir ao que acontece dentro de quadra.

O semifinalista de Roland Garros (1999) fala de questões técnicas e estratégicas, mas também aborda questões sobre tênis para crianças, relacionamento entre pais e técnicos e vários momentos cruciais na vida de um tenista como "Quando decidir pela profissionalização?", "Circuito mundial ou universitário?" e "Como fazer uma transição bem feita?"

A impressão que tive ao ler pela primeira vez é que "6/0 Dicas do Fino" é um excelente livro de cabeceira/referência. É para tenistas amadores que querem melhorar seu jogo, para juvenis que ainda estão descobrindo seu caminho e para pais de tenistas buscam referências de como orientar seus filhos.

Qualquer que seja o seu momento no tênis, o livro tem algo para você. E, quem sabe, daqui a dez ou 15 anos, quando o tenista amador de hoje tiver um filho jogando tênis, ele vai poder voltar a consultar "6/0 Dicas do Fino" em busca de referências sobre como lidar com as novas situações.

Aliás, é importante ter em mente o livro assim, mais como referência do que como um conjunto de regras a seguir. Meligeni vive o tênis há 40 anos e, mesmo assim, deixa claro logo nas primeiras páginas: "Não tenho a pretensão de ter escrito uma obra que contenha todas as verdades do tênis. Também não almejo que ninguém concorde com todos os meus pontos de vista e siga incondicionalmente minhas orientações. O desejo é iniciar uma discussão."

E quem vai negar que Meligeni sempre foi ótimo em iniciar discussões?

Meligeni_lancamento_Rio_blog

Serviço:

Meligeni fará nesta quinta-feira, 10 de março, o lançamento de seu livro no Rio de Janeiro. O evento está marcado para começar às 19h na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (vide convite acima).

Quem preferir comprar pela internet encontra o "6/0 Dicas do Fino" na Amazon por R$ 37,90. Na Livraria Cultura, ele sai por R$ 54,90.

Coisa que eu acho que acho:

– Com seu livro, Meligeni preenche uma lacuna no mercado nacional. Fãs de tênis conseguem encontrar várias publicações sobre a modalidade, mas nem tantas assim em português. Além disso, trata-se de uma obra escrita por um brasileiro que vive o tênis no Brasil há 40 anos. É alguém que conhece a realidade de quem vai comprar seu livro.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.