Topo

Saque e Voleio

AO, dia 1: Serena mostra força, Wozniacki cai e uma velha polêmica ressurge

Alexandre Cossenza

18/01/2016 09h42

Os assuntos do primeiro dia deste Australian Open não foram muitos, mas tiveram a intensidade proporcional a um torneio do Grand Slam. Antes de o dia começar, o assunto foi um par de reportagens que prometiam revelações sobre manipulações de resultados no tênis. Já com a bola em jogo, Serena Williams mostrou força (e um joelho aparentemente recuperado), assim como Novak Djokovic e os demais sérios candidatos ao título em Melbourne.

Houve, porém, um número considerável de zebras, embora a maioria das cabeças de chave eliminadas nesta segunda-feira não fossem consideradas favoritas a ir tão longe nas chaves. O nome de maior peso foi o da dinamarquesa Caroline Wozniacki, que levou uma inesperada virada.

Este resumaço do primeiro dia do Australian Open também traz um lance espetacular do francês Benoit Paire em um momento delicado, imagens dos modelitos mais comentados, vídeos de croatas descontando a raiva na raquete (gracias, Aliny) e o que há de mais interessante na programação de terça-feira. Role a página e fique por dentro.

Os favoritos

Serena Williams tranquilizou seus fãs com uma vitória em um jogo nada simples. Camila Giorgi, #36, entrou na Rod Laver Arena soltando o braço e disposta a trocar pancadas contra a número 1. Não deu muito certo no set inicial, mas foi o bastante para emparelhar a segunda parcial. Serena, contudo, segurou bem a onde com seu saque, sem ceder break points, e aproveitou uma chance de quebra no 11º game para fechar em 6/4 e 7/5.

Se não entrou em longas trocas de bola, a americana mostrou bom deslocamento lateral um movimento de saque aparentemente normal (leia-se: sem sinais das dores no joelho que incomodaram na Copa Hopman). Logo, Serena mantém-se como favorita absoluta ao título, como em qualquer outro Slam. Desta vez, com a vantagem de não precisar enfrentar uma cabeça de chave antes das quartas (entenda abaixo, na seção "cabeças que rolaram").

O principal favorito entre os homens não decepcionou. Novak Djokovic controlou as ações e teve resposta para tudo que o talentoso-porém-inexperiente sul-coreano Hyeon Chung, 19 anos e #52. Sempre mais consistente e com uma arma a mais do que o adversário, Nole fez 6/3, 6/2 e 6/4, perdendo o saque apenas uma vez – no set inicial, quando vencia por uma quebra de vantagem.

A lista de candidatos ao título que venceram sem drama ainda inclui Kei Nishikori, Tomas Berdych e Roger Federer na chave masculina, e Petra Kvitova, Agnieszka Radwanska, Belinda Bencic e Maria Sharapova entre as mulheres.

Cabeças que rolaram

Não é novidade nenhuma que as quadras duras não são o forte de Sara Errani, mas a eliminação da italiana parecia improvável quando a cabeça 17 fez 6/1 no primeiro set contra a russa Margarita Gasparyan. Só que Errani, primeira mulher a ganhar um set neste Australian Open, acabou se tornando a primeira seed a dar adeus. Gasparyan, #58, acabou vencendo por 1/6, 7/5 e 6/1.

Cabeça 24, Sloane Stephens também parecia barbada contra a qualifier chinesa Qiang Wang, #102, mas deu adeus em pouco mais de 1h20min de partida. Em uma ótima atuação, Wiang fez 6/3 e 6/3 e saltou para a segunda rodada. O resultado deixa a seção um tanto imprevisível, já que Stephens seré considerada favorita em um grupo encabeçado por Roberta Vinci. E se é difícil prever quem chegará às oitavas, é fácil concluir que o caminha fica um pouco melhor para quem avançar de um grupo fortíssimo que tem Aga Radwanska, McHale, Bouchard, Puig e Stosur.

A maior surpresa do dia na chave feminina, contudo, foi a queda de Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo e atual #18, diante da cazaque Yulia Putintseva, #76. A dinamarquesa saiu na frente, vencendo a primeira parcial com folga, abriu o segundo set com uma quebra e chegou a sacar em 6/1 e 4/2, mas viu a partida mudar rapidamente. Putintseva venceu o segundo set no tie-break e levou amelhor no terceiro: 1/6, 7/6(3) e 6/4.

Wozniacki não está nada feliz (vide tuíte acima) com seu começo de temporada, que também inclui uma derrota para Sloane Stephens na semifinal em Auckland. O mais curioso, no entanto, é que a dinamarquesa sabia de uma "tendência" negativa quando entrou em quadra. Desde 2011, vem sendo mais eliminada mais cedo em Melbourne. Pois não conseguiu mudar a maré nesta segunda-feira.

Não que fosse necessário, mas a maior beneficiada com as "cabeças que rolaram" logo neste primeiro dia de Australian Open foi Serena Williams. Com a eliminação de Wozniacki e as derrotas de Anna Schmiedlova (cabeça 27) e Sara Errani (cabeça 17), a número 1 pode alcançar as oitavas de final sem enfrentar uma cabeça de chave. Para chegar à semi, Serena só enfrentará uma seed, que sairá da seção que tem Sharapova, Bencic e Kuznetsova.

Aliás, Anastasia Pavlyuchenkova (cabeça 26) estava neste grupo também e já se despediu. O mesmo vale para a alemã Andrea Petkovic (cabeça 22), que foi derrotada em dois sets pela russa Elizaveta Kulichkova (7/5 e 6/4), e a australiana Sam Stosur, que continua sem conseguir uma campanha expressiva "em casa". Nesta segunda, ela foi eliminada pela qualifier Krystina Pliskova, #114 (irmã de Karolina, #12 do mundo), que fez 6/4 e 7/6(6). Stosur, ex-top 5 e campeã do US Open de 2011, segue sem conseguir alcançar as oitavas de final em Melbourne desde 2010.

Na chave masculina, o resultado mais significativo foi a queda do francês Benoit Paire, #18, diante do jovem americano Noah Rubin, de 19 anos e #328. O adolescente, que joga o torneio australiano com um wild card, levou a melhor em três tie-breaks: 7/6(4), 7/6(6) e 7/6(5).

O francês, que teve dois set points no segundo set e sacou para fechar o terceiro, saiu da quadra direto para a sala de coletivas, onde mostrou toda sua insatisfação, dizendo que "ele (Rubin) não é um bom jogador, mas eu fui muito mal hoje. Sim, ele não é um jogador muito bom. Eu fui pior que ele hoje."

Crises de raiva croatas

Quem também se complicou foi o campeão do US Open de 2014, Marin Cilic. O croata, no entanto, saiu de um buraco no segundo set, depois de holandês Thiemo de Bakker, #98, vencer o primeiro set e ter dois set points na segunda parcial. Cilic escapou dos set points com duas direitas vencedoras, venceu a parcial quebrando o holandês e, aí sim, tomou o controle do jogo: 6/7(4), 7/5, 6/2 e 6/4.

Cilic nem foi o único croata a descontar sua raiva na raquete neste dia inicial de torneio. Ivan Dodig, que acabou eliminado pelo wild card francês Quentin Halys, também experimentou a terapia mais comum entre tenistas.

E embora eu não tenha encontrado um vídeo do momento, vale registrar que Borna Coric foi outro croata a destruir uma raquete. O garotão, que nunca venceu na chave principal do Australian Open, sofreu uma derrota dura nesta segunda. Acabou eliminado pelo espanhol Albert Ramos Viñolas por 6/2, 6/2 e 6/3.

A brasileira

A participação de Teliana Pereira no Australian Open não foi não diferente assim de suas aparições em Brisbane e Hobart. Aliás, numericamente, foi até bastante parecida, já que a brasileira venceu apenas três games e foi eliminada na estreia pela romena Monica Niculescu (6/2 e 6/1).

O número foi o mesmo dos outros dois torneios anteriores. Em Brisbane, Teliana foi eliminada por Andrea Petkovic por 6/1 e 6/2. Em Hobart, Heather Watson foi a algoz da pernambucana, fazendo 6/3 e 6/0. Definitivamente, o começo de ano nas quadras duras vem sendo complicado para a número 1 do Brasil.

Os melhores lances

Benoit Paire deu adeus ao torneio, mas deixou este lance de lembrança:

E que tal esse backhand de Roger Federer?

No mundo fashion (ou nem tanto)

Não tenho uma opinião formada sobre o modelito de Serena Williams para este Australian Open, mas a Aliny fez uma comparação pertinente.

O visual sem mangas de Grigor Dimitrov não foi tão elogiado…

A desistência

Ivo Karlovic entrou em quadra sentindo dores no joelho e lutou por dois sets contra Federico Delbonis. No entanto, quando o argentino abriu 2 sets a 0, o croata viu que não adiantaria mais. Com o placar mostrando 7/6(4), 6/4 e 2/1, Karlovic abandonou. Pouco depois, pediu desculpas via Twitter.

Extraquadra

Antes que o torneio começasse, a BBC e o BuzzFeed (combinação interessante, não?) publicaram reportagens sobre a manipulação de resultados no tênis. Fiz um post só sobre o assunto. Leiam aqui.

O melhor de terça-feira

O grande destaque da programação de terça-feira em Melbourne é a partida entre Lleyton Hewitt e o compatriota Kevin Duckworth, que pode significar a despedida de Rusty – este Australian Open será seu último torneio no circuito. Por isso, o duelo foi marcado para abrir a sessão noturna da Rod Laver Arena. Antes, também na principal quadra do complexo, Rafael Nadal e Fernando Verdasco fecham a sessão diurna. Pode ser uma partida um tanto interessante se Verdasco ajudar.

Também na sessão diurna, Andy Murray faz o segundo jogo da Margaret Court Arena (MCA) contra Alexander Zverev. Entre os brasileiros, Thomaz Bellucci faz sua estreia na Quadra 7, no terceiro horário (por volta das 2h30min de Brasília, eu chutaria). Ele é favoritíssimo contra o convidado da casa, Jordan Thompson.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.