Topo

Saque e Voleio

Leitura recomendada: "Sin Red" e o duelo que mudou o tênis

Alexandre Cossenza

06/11/2015 08h00

sinred3_blog

Roger Federer e Rafael Nadal podem não ser recordistas de confrontos. Suíço e espanhol também não têm lá o mais equilibrado dos históricos – o enecampeão de Roland Garros leva ampla vantagem. O duelo Fedal, no entanto, é para muitos o mais interessante da história. Pela relevância de ambos (juntos, são 31 títulos de Grand Slam), pela importância de seus encontros (foram oito finais de Slam) e, principalmente, pelo contraste de estilos.

É disso que trata o livro "Sin Red – La Historia Detrás del Duelo Que Cambió el Tenis", do jornalista Sebastián Fest, com quem tive o prazer de jantar algumas semanas atrás, no Rio de Janeiro. Argentino de nascimento, Fest morou por muito tempo na Espanha, a serviço de uma agência de notícias alemã, e cobriu o circuito mundial de tênis por mais de dez anos, ultrapassando a marca de 50 Slams. Fez exclusivas com Nadal e Federer em diferentes ocasiões e tinha material de sobra para escrever. O resultado é o livro publicado este ano, que por enquanto está disponível apenas em espanhol, mas tem uma edição em inglês planejada para 2016 (e sim, Fest também tem a intenção de lançá-lo em português).

O livro é uma deliciosa coleção de histórias (algumas desconhecidas da maioria) dos dois tenistas que polarizaram o tênis pela maior parte dos últimos dez anos. Desde a curiosa amizade do começo de carreira – algo tão incomum no tênis entre atletas disputando as primeiras posições – até o desentendimento e a entrevista bombástica que resultou na saída de Nadal do Conselho de jogadores.

"Sin Red" relata e contextualiza momentos importantes nas carreiras de ambos. Aborda, por exemplo, os hábitos da família de Nadal em Mallorca e o processo que levou Federer a cuidar mais de sua imagem. Fala de como Rafa buscou soluções para cada lesão que teve e do momento em que o jovem Roger decidiu que não poderia mais continuar se comportando mal em quadra.

Um dos trechos preferidos de Fest é a conversa com Robin Soderling, sueco que "mudou a história" de ambos ao derrotar Nadal e Federer em anos consecutivos em Roland Garros. "Muitas vezes me peguei pensando: não poderia ter feito as duas coisas no mesmo ano? Porque preferiria haver ganhado uma vez o Aberto da França e perder o ano seguinte na primeira rodada a chegar a duas finais."

Para os fãs que se interessam pela história do tênis e por tudo que envolve a relação causa-consequência nos duelos entre Federer e Nadal, "Sin Red", à venda na Amazon por R$ 37,77 (preço do dia 06/11) é leitura obrigatória. Não só por contar histórias sobre dois atletas que mudaram o esporte, mas porque também faz as devidas contextualizações históricas.

E se você gosta do debate sobre o melhor de todos os tempos, "Sin Red" está recheado de opiniões de grandes campeões do passado. Tem todo tipo de combustível necessário para acender a discussão. Eu recomendo.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.