Topo

Saque e Voleio

Simplesmente Marce1o Me1o

Alexandre Cossenza

23/10/2015 21h40

A temporada começou com um excelente Australian Open, ganhou dimensões completamente novas quando veio o título de Roland Garros e, agora, caminha para seu fim com uma arrancada fantástica no pós-US Open. Depois de títulos em Tóquio e Xangai longe de Ivan Dodig, seu parceiro habitual, Marcelo Melo faz nova ótima campanha. E agora, ao avançar às semifinais do ATP 500 de Viena, o mineiro garantiu o posto de número 1 do mundo.

Sim, Marcelo Melo assumirá o topo do ranking no dia 2 de novembro, quando serão descontados os pontos do Masters 1.000 de Paris. Os irmãos Bob e Mike Bryan, atuais líderes da lista da ATP, perderão mil pontos, enquanto o mineiro, que nada tem a defender na capital francesa, chegará ao topo. Um momento fantástico.

Este post fica assim, curtinho, apenas para registrar o momento. No dia 2, quando Marcelo for oficializado como número 1, publicarei material especial sobre o mineiro (o conteúdo ainda é surpresa, mas vem muita coisa boa por aí). Por enquanto, deixo aqui apenas um par de observações que ressaltam o quanto significa este feito do mineiro de 32 anos.

O primeiro é que Melo chegou lá com um parceiro "habitual", mas nem tanto assim. Entre seus resultados mais importantes de 2015 estão a semifinal de Miami, onde jogou com Bruno Soares, e os títulos de Tóquio e Xangai, onde o sul-africano Raven Klaasen foi o parceiro. Esta semana, em Viena, é o polonês Lukasz Kubot quem faz as vezes de parceiro para Marcelo.

E também é importante ressaltar que Marcelo Melo chega ao topo ainda na Era Bryan. Desde 2003 (!), quando chegaram ao topo pela primeira vez, Bob e Mike tiveram pouquíssimos adversários à altura. Além disso, os gêmeos americanos lideram o ranking juntos e de forma ininterrupta desde fevereiro de 2013. Tirá-los de lá sempre exigiu campanhas excelentes e muita consistência.

Coisas que eu acho que acho:

– Será que agora, com o irmão e pupilo ocupando o posto de número 1 do mundo, Daniel Melo terá o reconhecimento que merece dentro de seu país?

– Antes que a gente se empolgue demais e comece a ressaltar um suposto momento fantástico do tênis brasileiro, é bom lembrar que também nesta sexta-feira Feijão e Rogerinho se enfrentavam em uma quadra secundária em um torneio Challenger em Santiago. Então é bom não confundir momento fantástico "para" o tênis brasileiro com momento fantástico "do" tênis brasileiro. E esse Feijão x Rogerinho, aliás, deixou muito a desejar tecnicamente.

– O título deste post foi ideia de Daniel Bortoletto, editor do diário Lance! e autor do blog Saque, o melhor espaço sobre vôlei deste país.

Um dia mais que especial ! Sem palavras!! #somostodosgirafa #marcelomelo

A photo posted by Marcelo Melo (@marcelomelo83) on

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.