Topo

Saque e Voleio

Teliana e o dilema do “fazer o quê?”

Alexandre Cossenza

17/07/2015 08h08

Aconteceu nesta quinta-feira, nas oitavas de final do WTA de Bucareste, na Romênia, e vale o registro mais pela curiosidade das imagens que por qualquer conclusão profunda que alguém se sinta tentado a tirar baseado em um pequeno caso em uma partida só. Então vamos a ele.

Teliana Pereira enfrentava Monica Niculescu, número 41 do mundo. Um jogo sempre complicado, já que a romena tem um tênis pouco tradicional. Joga com muitos slices, de direita e esquerda, e raramente deixa a adversária à vontade para se posicionar em quadra. Como a brasileira não tem peso de bola para tomar a dianteira dos pontos na base da força, seria preciso encontrar uma solução.

Antes de Teliana sacar em 2/3 no primeiro set, seu técnico e irmão, Renato Pereira, entrou em quadra para dar instruções (a WTA – e só a WTA – permite entradas de treinadores e capta quase tudo com os microfones) e pediu uma postura mais agressiva de Teliana, que perdeu sete dos oito games seguintes.

Quando voltou à quadra, já com 2/6 e 1/4 no placar, Renato pediu o contrário. Que Teliana jogasse com bolas mais altas para ganhar tempo. Vale ver o vídeo e constatar a reação da número 1 do Brasil e atual 83 do mundo.

Parecia tarde para iniciar uma reação, mas a partida foi até equilibrada nos games seguintes. Quando Niculescu sacou para o jogo, Teliana conseguiu seis break points. Desperdiçou todos com erros não forçados (inclusive um com um smash e outro com um voleio na mão) e pagou o preço. A romena fez 6/2 e 6/3 e avançou às quartas de final do torneio em seu país.

A brasileira terá mais duas boas chances de somar pointos no saibro nas próximas semanas. Primeiro, jogará o WTA de Bad Gastein, na Áustria. Em seguida, será a estrela da casa no fraquíssimo (escrevo sobre isso mais terde) WTA de Florianópolis, que trocou de data e piso e será na terra batida este ano.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.