Topo

Saque e Voleio

Wimbledon, dia 5: drama de Serena, folga do rei e oitavas se desenham

Alexandre Cossenza

03/07/2015 18h04

A terceira rodada do Torneio de Wimbledon começou nesta sexta-feira com muitos jogos de alto nível, um drama envolvendo Serena Williams na Quadra Central e um jogo interminável (e "interminado") na Quadra 1 entre Marin Cilic e John Isner. O resumaço do dia lembra tudo que aconteceu, inclusive a dramática vitória de Marcelo Melo na chave de duplas e um mistério (ou não) na folga de Roger Federer.

Serena_W_r3_get_blog

O susto

Quando o aplicativo oficial de Wimbledon manda um aviso, algo espetacular está perto de acontecer. Foi assim na ontem, quando Dustin Brown abriu 2 sets a 1 sobre Rafael Nadal, e aconteceu de novo nesta sexta-feira. desta vez, quem estava em apuros era a pentacampeã e número 1 do mundo, Serena Williams.

A americana venceu o primeiro set contra a britânica Heather Watson, número 59 do mundo, e parecia em ótima posição para dominar o frágil segundo saque da tenista da casa e avançar às oitavas. Serena, no entanto, perdeu o serviço e deu esperança não só para a adversária, mas também à torcida da Quadra Central. Quando a inglesa venceu o segundo set, todos os olhos do torneio se voltaram para lá.

A parcial decisiva foi maluca. Serena cometeu três erros e perdeu o saque. Mais tarde, fez duas duplas faltas seguidas e perdeu o saque outra vez. Watson teve 3;0 e game point para abrir 4/0, mas também cedeu uma quebra. A número 1 reagiu e empatou, mas voltou a falhar no 4/4, deixando Watson a sacar para a vitória. A tenista da casa esteve a dois pontos de eliminar a favorita, mas não aconteceu.

Como nas famosas doze badaladas, a carruagem da britânica virou abóbora, e Serena venceu os três últimos games. A número 1 sobreviveu, triunfando por 6/4, 4/6 e 7/5, e a queridinha de Wimbledon saiu aplaudidíssima, deixando a nação orgulhosa. Vide o tweet de Andy Murray.

Dez títulos em quadra

Com a vitória, Serena vai finalmente encontrar a irmã nas oitavas de final em Wimbledon. Venus garantiu sua vaga ao superar a sérvia Aleksandra Krunic, #82, por 6/3 e 6/2. As irmãs já duelaram cinco vezes em Wimbledon, sempre em fases mais avançadas. O primeiro encontro foi em 2000, na semifinal, e terminou com vitória da irmã mais velha. Venus também levou a melhor na final de 2008. Serena venceu três partidas: 2002, 2003 e 2009 – todas valiam o troféu de campeã.

Minuto de silêncio

O drama de Serena na barulhenta Quadra Central aconteceu já na noite londrina. O dia começou com silêncio. Um minuto de silêncio, para ser mais preciso, já que a organização do torneio prestou homenagens às vítimas de um ataque na praia de Sousse, na Tunísia, que deixou 38 mortos.

O campeão de folga

Quem também curtiu silêncio, mas de outro tipo, foi Roger Federer. O dono de 17 títulos de Grand Slams aproveitou o dia livre para brincar com emojis no Twitter. Ainda não se sabe se o suíço saiu digitando aleatoriamente ou se mandou uma mensagem pelos símbolos (como a Chevy tentou fazer, sem muito sucesso, recentemente)

Alguém aí se arrisca a tentar encontrar um significado para o tweet de Federer? Eu nem vou tentar. Já me basta a hashtag #DayOff, que indica o dia de folga.

O principal cabeça

Novak Djokovic, número 1 do mundo e atual campeão, não abriu uma fresta sequer para Bernard Tomic. O talentoso e imprevisível australiano de 22 anos, atual #26, só teve três chances de quebra – todas no terceiro set – e não aproveitou nenhuma. O sérvio, por sua vez, nem precisou forçar para chegar a 38 winners (15 aces) e 12 erros não forçados. A vitória por triplo 6/3 põe Nole diante do sul-africano Kevin Anderson, cabeça de chave 14, nas oitavas de final.

As cabeças que rolaram

Dois saques gigantes, pouca margem para erros. Milos Raonic, cabeça de chave 7, e Nick Kyrgios fizeram um jogo nervosíssimo na Quadra 2, e o australiano se vingou da derrota sofrida no ano passado, nas quartas de final de Wimbledon. Atual número 29 do mundo, Kyrgios superou Raonic até nos aces: 34 a 18. A vitória por 5/7, 7/5, 7/6(3) e 6/3 coloca o jovem de 20 anos nas oitavas de final pelo segundo ano seguido.

E diante de um adversário nada intimidante na grama: Richard Gasquet, #20, que derrotou Grigor Dimitrov, cabeça 11, por 3 a 0: 6/3, 6/4 e 6/4. É mais um resultado abaixo das expectativas do tenista búlgaro, que entrou no top 10 um ano atrás e era visto como um nome a se firmar na elite em 2015. Ainda não aconteceu.

Na chave feminina, Samantha Stosur e Andrea Petkovic deram adeus. A australiana, cabeça 22, fez apenas dois games contra a americana Coco Vandewegue: 6/2 e 6/0. Numero 47 do mundo, Vandewegue já havia eliminado Karolina Pliskova, cabeça 11, e será igualmente menos cotada contra a tcheca Lucie Safarova nas oitavas. A alemã Petkovic, por sua vez, foi eliminada pela cazaque Zarina Diyas, #34: 7/5 e 6/4.

Petkovic_W_3r_get_blog

Os brasileiros

Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig passaram por momentos difícieis, mas se mantiveram vivos com uma duríssima vitória em cinco sets sobre o mexicano Santiago González e o polonês Mariusz Fyrstenberg. O placar final foi 7/6(2), 6/7(4), 2/6, 7/6(5) e 6/4. Destaque para a belíssima atuação do mineiro desde o fim do quarto set – justamente o momento mais delicadodo confronto. Melo e Dodig, classificados para as oitavas, agora esperam o jogo entre Cabal / Farah, algozes de Sá e Guccione, e Marray / Nielsen, campeões de Wimbledon em 2012.

Bruno Soares e Alexander Peya tiveram menos dificuldades para avançar às oitavas. Brasileiro e austríaco superaram os bielorrussos Sergey Betov e Aliaksandr Bury por 6/1, 7/6(6), 4/6 e 6/1. Seus próximos oponentes saem do duelo entre Gabashvili / Lu e Nestor / Paes. Tanto Melo quanto Soares terão pelo menos um dia de folga na chave de duplas masculinas.

A única derrota brasileira na modalidade veio com Thomaz Bellucci e o argentino Guillermo Duran, que não passaram da segunda rodada e foram eliminados por Rohan Bopanna e Florin Mergea. Indiano e romeno, respectivamente, fizeram 7/5, 7/6(5) e 7/6(5). Bellucci, eliminado por Nadal nas simples, dá adeus ao torneio.

André também se despediu de Londres. Eliminado na estreia nas duplas, o mineiro voltou à quadra para as duplas mistas e também perdeu na primeira rodada. Ele e a espanhola Lara Arruabarrena caíram por 6/3 e 6/2 diante o neozelandês Michael Venus e da romena Raluca Olaru.

Os favoritos nas oitavas

O campeão de Roland Garros venceu mais uma em Wimbledon – desta vez, com a presença da tenista croata Donna Vekic na torcida. Vekic, a loira sorridente na foto acima, foi a moça citada pelo infame texto do site oficial de Roland Garros que fazia referência aos  problemas no casamento de Stan Wawrinka, mas eu divago. Mesmo sem mostrar um tênis espetacular, Stan derrotou Fernando Verdasco, #43, de forma confortável: 6/4, 6/3 e 6/4. O número 4 do mundo, que ainda não perdeu sets no torneio, enfrentará nas oitavas o belga David Goffin, #15, que vem de vitória em cima de Marcos Baghdatis: 6/3, 6/4 e 6/2.

As oitavas masculinas na parte de cima da chave estão assim:
[1] Novak Djokovic x Kevin Anderson [14]
Cilic/Isner x Denis Kudla
[4] Stan Wawrinka x David Goffin [16]
[21] Richard Gasquet x Nick Kyrgios [26]

Maria Sharapova, número 4 do mundo, manteve sua rotina e impôs sua potência: 6/4 e 6/3 sobre Camelia-Irina Begu, 31ª do ranking. A russa segue bem cotada no torneio, mas vale ressaltar que sua campanha até as oitavas não foi das mais desafiadoras. Antes de Begu, havia derrotado Konta e Hogenkamp. E ainda enfrentará Zarina Diyas na próxima rodada.

A lista de favoritas que venceram hoje também inclui Lucie Safarova, cabeça 6, que virou em cima de Sloane Stephens e triunfou por 3/6, 6/3 e 6/1; e Victoria Azarenka, cabeça 24, que derrotou a francesa Kristina Mladenovic, #38, por duplo 6/4.

Assim, as oitavas de final femininas já definidas são:
[1]Serena Williams x Venus Williams [16]
[23] Victoria Azarenka x Belinda Bencic [30]
[4] Maria Sharapova x Zarina Diyas
Coco Vandewegue x Lucie Safarova [6]

O jogo interminável

Outro favorito – pelo menos no papel – a entrar em quadra nesta sexta-feira foi o campeão do US Open, Marin Cilic. O croata, que vinha de uma suadíssima vitória em cinco sets sobre Ricardas Berankis, precisou de mais cinco sets contra John Isner, e só saiu da quadra às 21h21min locais e com a partida indefinida. Cilic teve 3/0 de vantagem na parcial decisiva, mas cedeu uma quebra e deixou que o americano igualasse o confronto. O croata teve um match point no décimo game, mas Isner se salvou brilhantemente. O jogo continua no sábado com o placar em 10/10 (não há tie-break no quinto set).

Mais do que Nadal

Rafael Nadal é bicampeão de Wimbledon e disputou cinco finais seguidas no All England Club (2006, 2007, 2008, 2010, e 2011 – não jogou em 2009), mas não repete o sucesso no Slam londrino desde 2011. A redação do UOL Esporte aproveitou o gancho da derrota para Dustin Brown e lembrou quantos tenistas venceram mais do que o espanhol nos últimos anos em Wimbledon. Leia aqui!

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.