Topo

Saque e Voleio

O número 1 em jogo

Alexandre Cossenza

12/01/2015 10h05

Sharapova_Brisbane_trophy_get_blog

Assunto não falta no circuito feminino. Desde o triunfo da come-quieta Simona Halep, número 3 do mundo, em Shenzhen (em uma chave fraca, é verdade), passando pelo 46º título da carreira de Venus Williams, que bateu Caroline Wozniacki na final de Auckland, até Maria Sharapova, que venceu uma ótima final de três sets contra Ana Ivanovic em Brisbane e se aproximou de Serena Williams na disputa pelo posto de número 1 do mundo.

E este promete ser "o" tema das próximas semanas. A russa disputará o Australian Open de olho no topo do ranking. A matemática não é tão simples, mas também não é tão difícil de explicar. Com os 470 pontos conquistados em Brisbane, Sharapova reduziu para 681 pontos a vantagem de Serena. No entanto, por causa de uma mudança de calendário, a russa perderá os 185 do WTA de Paris do ano passado junto com o fim do Australian Open deste ano. Logo, na prática, a diferença entre as duas será de 866 pontos.

Como as duas tenistas defendem oitavas de final (240 pontos) em Melbourne, a russa assumirá a liderança em um dos dois cenários seguintes:

– Se Sharapova for campeã do Australian Open e Serena não chegar na final
– Se Sharapova for vice-campeã e Serena não passar das quartas de final

A uma semana do torneio, que começa no dia 19, não convém fazer previsões. O que fica claro é que Sharapova abre bem a temporada. Teve suas oscilações diante de Ivanovic, é verdade, mas passeou pela chave antes disso, perdendo apenas nove games em três jogos (contra Shvedova, Suárez Navarro e Svitolina).

Serena, por sua vez, não mostrou muito na Copa Hopman. Precisou de um cafezinho para acordar e derrotar Flavia Pennetta e, depois, virou um jogo quase perdido contra Lucie Safarova, que sacou duas vezes para a partida. Em suas outras duas aparições na competição, sofreu uma derrota doída para Eugenie Bouchard (6/2 e 6/1) e outra diante de Agnieszka Radwanska (6/4, 6/7 e 6/1).

Como escrevi no alto do post, é cedo para fazer previsões – e mais cedo ainda para crer, ingenuamente, que Serena Williams vai chegar a Melbourne jogando o mesmo tênis que mostrou em Perth. Mas, por conta da americana, os primeiros dias do Australian Open prometem ser um pouco mais interessantes do que de costume.

Coisas que eu acho que acho:

– A casa de apostas bet365 colocou assim as tenistas mais cotadas ao título do torneio: Serena Williams (2/1 – dois dólares para cada um apostado), Maria Sharapova (11/2), Simona Halep (7/1), Victoria Azarenka (10/1), Petra Kvitova (10/1), Caroline Wozniacki (10/1), Eugenie Bouchard (11/1), Agnieszka Radwanska (20/1), Ana Ivanovic (33/1) e Angelique Kerber (40/1).

– Sobre a lista acima, é curioso ver Vika tão bem cotada. A bielorrussa, bicampeã do torneio (2012 e 2013), não vence uma partida oficial desde setembro do ano passado e não será cabeça de chave em Melbourne.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.