Topo

Saque e Voleio

Clavet não é mais técnico de Bellucci

Alexandre Cossenza

24/11/2014 12h29

Bellucci_Clavet_cossenza

(post atualizado às 18:30)

Thomaz Bellucci não tem mais Francisco Clavet como seu treinador. O espanhol de 46 anos, que foi anunciado em outubro de 2013 como técnico do número 1 do Brasil, encerrou a relação com o paulista ao fim desta temporada.

Conversei na tarde desta segunda-feira com Lui Carvalho, que agencia a carreira do jogador, que negou a versão de que o rompimento havia partido do treinador.

"Foi um acordo entre ambas partes. Eles tinham uma acordo até o fim desta temporada, e a relação foi boa. Durou o que tinha acordado. O Pato tem uns projetos pessoais para tocar em Madri, não estava querendo viajar tanto quanto estava viajando este ano. O Thomaz é um cara que gosta de viajar com técnico, então eles decidiram que cumpriram o objetivo que tinham tratado, que era chegar entre os 50, 60 do mundo. Foi amigavelmente, terminou super bem a relação".

Carvalho explicou que não há pressa para o acordo com o próximo treinador e revelou também que a preferência de Bellucci é por um treinador brasileiro.

"Estamos discutindo nomes, vendo opções. A gente sabe que o Thomaz fica num patamar diferente do resto (dos tenistas brasileiros), então é difícil de conciliar agenda com outros treinadores que estão viajando. Não falta nome no Brasil. A questão é "quem acredita no Thomaz e no sonho de ser técnico de um cara que pode chegar entre os 20 do mundo?" Até bem pouco tempo, a gente tinha muita opção mesmo. Marcos Daniel, Jaiminho (Oncins), o próprio João (Zwetsch), Pardal (Ricardo Acioly), Bocão (Marcus Vinícius Barbosa), Márcio Carlsson, Larri Passos, Ricardinho Mello… Nome não falta."

Bellucci ocupava o 168º posto no ranking mundial quando disputou o Challenger de Montevidéu em outubro do ano passado. Foi seu primeiro torneio ao lado de Clavet. Bellucci foi campeão do evento uruguaio e, em parceria com o espanhol, somou bons resultados em 2014, como as quartas de final dos ATPs 500 do Rio de Janeiro e de Valência, a semi no ATP 250 de São Paulo (Brasil Open) e importantes vitórias que ajudaram o Brasil a retornar ao Grupo Mundial, a primeira divisão da Copa Davis. Bellucci subiu mais de 100 posições no ranking mundial e termina a temporada no 65º posto.

Quem assumir a função será o sexto técnico de Bellucci desde 2008. Nas últimas seis temporadas, o paulista já foi treinado por Léo Azevedo, João Zwetsch, Larri Passos e Daniel Orsanic, além, claro, de Clavet.

Bellucci fará sua pré-temporada no Rio de Janeiro com João Zwetsch e Eric Gomes, que já vinha treinando com o número 1 do Brasil nas datas em que Clavet ficava na Espanha. A ideia do estafe de Bellucci é fechar acordo com um novo técnico até o meio de dezembro – antes da viagem para a Austrália.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.