Topo

Saque e Voleio

Quem é quem nas oitavas

Alexandre Cossenza

01/09/2014 06h00

A primeira semana do US Open já ficou para trás e com poucas surpresas na chave masculina. Dos 16 classificados para as oitavas de final, apenas o austríaco Dominic Thiem não figura entre os cabeças de chave. Mais do que isso: dos dez principais pré-classificados, só David Ferrer deu adeus – e era mesmo difícil imaginar o espanhol com chances de título.

Até agora, Novak Djokovic e Roger Federer venceram seus desafios com folga e vêm alimentando as expectativas por mais um duelo valendo um troféu de Grand Slam. O caminho do sérvio, contudo, ainda parece muito mais complicado. Vejamos, então, os próximos oito confrontos do US Open e lembremos quem mostrou mais tênis até agora.

Djokovic_USO_3r_get_blog

[1] Novak Djokovic x Philipp Kohlschreiber [22]
Três jogos, três vitórias, nove sets disputados e apenas 18 games perdidos. Djokovic passeou contra Schwatrzman, Mathieu e Querrey. É de se esperar que o jogo contra Kohlschreiber seja seu primeiro desafio de fato. Mais importante do que tudo isso, porem, é constatar que aquele sérvio instável e descalibrado de Toronto e Cincinnati ficou no passado. O alemão vem de uma vitória relevante sobre John Isner. Não só pelo rival, mas porque levou 42 aces e, ainda assim, triunfou em três tie-breaks. Deve levar uma boa dose de confiança.

[9] Jo-Wilfried Tsonga x Andy Murray [8]
O mais interessante (e imprevisível?) das oitavas. Os dois já viveram momentos de instabilidade física (Murray) e técnica (Tsonga e Murray) no torneio. O último duelo, no Canadá, foi assim, cheio de alternativas e mudanças. O britânico teve a vitória na mão e cedeu a virada. É certeza de diversão.

[3] Stan Wawrinka x Tommy Robredo [16]
O suíço fez apenas dois jogos (WO sobre Kavcic na terceira rodada) e mostrou-se sólido quando necessário – apesar de uma viajada diante de Bellucci. O saque, calibradíssimo, vem fazendo a diferença. Robredo é a solidez de sempre. Não tem tantas armas, mas leva a vantagem física. Dá para imaginar o espanhol alongando pontos e tentando estender a partida ao máximo. Contra Kyrgios, deu certo. E vale lembrar que, apesar da derrota no Australian Open, Robredo leva boa vantagem (6 a 2) nos confrontos diretos.

[10] Kei Nishikori x Milos Raonic [5]
O japonês foi pouco exigido, é verdade, mas não vacilou. Jogou oito sets, venceu todos, e cedeu 22 games. Até agora, nem sinal de lesão, o que sempre preocupa quando o assunto é Nishikori. Se Raonic não foi tão dominante, tampouco foi efetivamente ameaçado. Já jogou seis tie-breaks e venceu todos. Dá para imaginar mais um ou outro contra Nishikori.

Federer_USO_3r_get_blog

[6] Tomas Berdych x Dominic Thiem
Berdych oscilou na partida contra Martin Klizan, vencida em cinco sets, mas foi muito superior diante de Hewitt e Gabashvili, em partidas nas quais sua maior potência de golpes fez a diferença. Não será o caso contra Thiem, que deu sorte ao ver Ernests Gulbis se lesionar na segunda rodada e aproveitou a chance eliminando Feliciano López em sets diretos. Berdych será um teste de verdade para o austríaco de 20 anos, que chega ao jogo como azarão. O tcheco, por sua vez, joga com a pressão de ter uma chance fantástica de alcançar pelo menos as semifinais em Flushing Meadows.

[14] Marin Cilic x Gilles Simon [26]
Cilic confirmou seu favoritismo e, no jogo mais complicado de sua chave até agora, contou com 53 erros não forçados de Kevin Anderson. Simon, por sua vez, chega às oitavas após surpreender David Ferrer. Foi um jogo disputado sob muito calor e umidade, e o francês resistiu melhor fisicamente. A combinação de estilos favorece Simon, que troca bola até o croata errar – e Cilic tem seus momentos de seguidas falhas não forçadas, que costumam pesar. Em confrontos diretos (incluindo o último em cinco sets no Australian Open), Simon vence por 4 a 0.

[7] Grigor Dimitrov x Gael Monfils [20]
Dois dos tenistas mais legais de ver hoje em dia. O búlgaro tem todos os golpes é visto por muitos (eu inclusive) como um futuro número 1. O francês, entre viajadas e jogadas espetaculares (nem sempre necessárias), é garantia de diversão. Dimitrov vem de um susto diante de David Goffin, enquanto Monfils venceu Richard Gasquet em três sets rápidos. Quem vencer ganha como prêmio enfrentar…

[17] Roberto Bautista-Agut x Roger Federer [2]
… Roger Federer. O suíço, fora o primeiro set perdido para Marcel Granollers, só deu show até agora. Fez jogadas espetaculares e dominou seus três adversários (Matosevic e Groth foram os dois primeiros). Não há por que imaginar que o destino de Bautista-Agut será outro. Aliás, até agora não há por que imaginar que o suíço será superado antes da final.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.