Topo

Saque e Voleio

Parceiras à noite, rivais de dia

Alexandre Cossenza

23/05/2014 11h24

Dia de divulgação de chave de Grand Slam é sempre divertido. Em alguns minutos, o parceiro de treino de ontem torna-se o adversário de amanhã. Em alguns casos, acontece até com o companheiro de balada! Vejam o caso de Serena Williams em Roland Garros. Ontem, a americana estava tirando selfies e sendo tuitada pela francesa Alizé Lim durante a festa das jogadoras. E vejam só: as duas vão se enfrentar na primeira rodada do torneio francês!

E quer saber a reação da francesa ao ver a chave? Vejam mais no Twitter dela.

Mas o caminho de Serena Williams rumo ao bicampeonato de Roland Garros não tem só esse curioso embate com a jovem francesa. A número 1 do mundo pode precisar enfrentar a perigosa espanhola Garbine Muguruza na segunda rodada; sua irmã, Venus, na terceira; Sabine Lisicki, sua algoz em Wimbledon (embora eu duvide muito que a alemã vá ganhar três jogos em Paris), nas oitavas; e Maria Sharapova nas quartas de final. Seria um desafio e tanto para a atual campeã.

A outra metade da chave, encabeçada por Na Li e Simona Halep, parece mais amigável, embora mais parelha, com Sara Errani, sempre perigosa no saibro, ali no meio, como cabeça 10. O mesmo vale para Ana Ivanovic, cabeça 11, agrupada junto à instável Petra Kvitova, cabeça 5. Na terra batida, não é nenhum absurdo esperar que a sérvia, campeã do torneio em 2008, avance até pelo menos as quartas.

Teliana Pereira, que disputa a chave principal de Roland Garros pela primeira vez, se deu bem no sorteio. Estreia contra a tailandesa Luksika Kumkhum e, se vencer, pode encarar a romena Sorana Cirstea, cabeça de chave 26. Vale lembrar que a brasileira derrotou Cirstea este ano, no WTA de Charleston.

Aos que vão acompanhar atentamente as duas semanas mais interessantes do saibro em 2014, ainda pretendo escrever um post com curiosidades e números. Até lá, deixo aqui links para a chave feminina, a programação de jogos do dia e, claro,o site oficial de Roland Garros. Divirtam-se.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.