Topo

Saque e Voleio

Presidente da CBT cobra SporTV (de novo!)

Alexandre Cossenza

17/04/2014 06h00

Teliana_treino_Lacerda_Andujar_blog

Não é de hoje que Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, cobra transmissões da modalidade dos canais detentores de direitos. Às vezes, a reclamação é com a ESPN, como aconteceu recentemente durante o Australian Open, às vezes o alvo da queixa é o SporTV. A bola da vez, nesta semana, é o canal da Globosat, que possui os direitos de transmissão da Fed Cup.

Na madrugada desta quinta-feira, Lacerda usou o Twitter para manifestar seu descontentamento com o canal às vésperas do confronto entre Brasil e Suíça, em Catanduva, que vale vaga no Grupo Mundial II (a segunda divisão) da competição. Segundo o cartola, a CBT planejava iniciar as partidas às 10h, mas para que elas fossem encaixadas na grade do SporTV, a programação começará às 13h.

A queixa de Lacerda vem por causa de uma norma da Federação Internacional de Tênis (ITF) , que exige quadras com iluminação caso os jogos comecem a menos de seis horas do início da noite (o que evita partidas adiadas por falta de luz natural). Assim, a CBT terá de abrir a carteira e alugar um sistema de iluminação compatível com as exigências da ITF.

 

 

Lacerda ainda pediu a seus seguidores que monitorem o SporTV3 nos dias de jogos. "Quero ver se a grade realmente não tinha espaço" (veja toda sequência aqui). E vale lembrar que não é a primeira queixa que o dirigente fez ao canal. Em fevereiro, quando o Brasil disputava o Zonal das Américas da Fed Cup, o SporTV, detentor dos direitos, não exibiu nenhuma partida. Na ocasião, Lacerda pediu uma resposta até à conta do site Globoesporte.com no Twitter.

 

 

O site do canal não informa as programações de sábado e domingo no período da manhã – consequentemente, não informa se os jogos da Fed Cup serão exibidos.

Coisas que eu acho que acho:

– Lacerda está sempre a cobrar os canais, e sua conta no Twitter é seu meio preferido. Há quem diga que o cartola é chato, na melhor definição da palavra. É preciso lembrar, contudo, que a maioria dos tenistas brasileiros exibem, em suas camisas, a marca dos Correios, principal patrocinador da CBT. Assim, uma coisa leva à outra. O dirigente quer retorno para quem investe na modalidade. Embora a maneira seja contestável, a causa me parece bastante compreensível.

– Vale lembrar que não seria a primeira vez – nem a segunda, só em 2014 – que o SporTV deixaria de transmitir um evento importante de tênis com brasileiros em quadra. Durante o Rio Open, um ATP 500, o canal não exibiu a final de duplas, que tinha Marcelo Melo na briga. Naquele horário, o SporTV2 mostrava o Campeonato Carioca de showbol, enquanto o SporTV3 exibia o VT de uma partida de futebol. E, lembremos, Lacerda queixou-se naquele dia também.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.