Topo

Saque e Voleio

Zebrinha, zebra, zebraça: duelos inesperados nas quartas

Alexandre Cossenza

20/01/2014 10h43

Teve zebra pequena, média e grande. As oitavas de final femininas do Australian Open não foram nada, nada entediantes. As eliminações de Serena Williams, Maria Sharapova e Jelena Jankovic deixaram as quartas de final com um punhado de encontros que ninguém previa há uma semana, quando a chave foi sorteada. Agora, à exceção de Victoria Azarenka, que em jogando um tênis muito, muito sólido, nenhum nome é favorito indiscutível. Vejamos os confrontos:

Ivanovic_AO_4r_get8_blog

[14] Ana Ivanovic x Eugenie Bouchard [30]
As devoluções agressivas (e arriscadas) de Ana Ivanovic funcionaram contra Serena Williams, que, sejamos justos, não estava com 100% de condições. Mesmo assim, a sérvia fez uma partidaça, e até seu serviço segurou a onda. Pela maior experiência, tanto quanto pela dose de confiança injetada pelo último triunfo, a ex-número 1 é a mais cotada para alcançar as semis.

Bouchard demorou a se impor contra Dellacqua nas quartas, diante da torcida australiana. Quando o fez, dominou a partida e só perdeu dois games depois da primeira parcial. Além do fator experiência, resta saber como a canadense lidará com a pressão exercida pelas devoluções de Ivanovic.

Em tempo: quero um dólar australiano para cada vez que veículos de imprensa usarem a expressão "duelo de musas" neste jogo aqui.

[4] Na Li x Flavia Pennetta [28]
Se a vitória apertada contra Lucie Safarova levantou dúvidas, a vitória maiúscula de Na Li sobre Ekaterina Makarova (6/2 e 6/0) deve deixar os fãs da chinesa animados. Ainda que a cabeça de chave 4 não seja a mais consistente das atletas, o favoritismo ainda é dela nesta rodada aqui.

Flavia Pennetta vem de um belo resultado contra Angelique Kerber, cabeça 9. É verdade que a alemã não fazia um belo torneio e também é inegável que a italiana não foi tão segura assim quando teve a chance para fechar o jogo. Entretanto, Pennetta parece ter o jogo ideal para aproveitar uma jornada abaixo da média de Na Li. O jogo deve ser decidido na raquete da chinesa, que arrisca muito mais. Para um lado ou para o outro.

Azarenka_AO_r16_get3_blog

[11] Simona Halep x Dominika Cibulkova [20]
Enquanto todos olhos voltavam-se para jogos mais "quentes" distribuídos pela chave ao longo do torneio, Halep veio quietinha, sem chamar atenção. Quando encarou uma Jankovic que havia sido pouco exigida, aproveitou. Agora, além de fazer a melhor campanha da carreira em um Slam, está perto de entrar no top 10 e tem uma partida bastante ganhável pela frente.

O cenário não é muito diferente para Cibulkova, que fez três rodadas impecáveis e derrotou uma errática Sharapova nas oitavas. A eslovaca vem jogando bem e tenta ir à semi de um Slam pela segunda vez na vida. Não arrisco palpite aqui. Pode ser daqueles jogos que terminam em terceiro set longo, mas também pode terminar rapidinho, com Cibulkova cometendo uma penca de erros não forçados.

[5] Agnieszka Radwanska x Victoria Azarenka [2]
Quando entrou em quadra para enfrentar Sloane Stephens, nas oitavas, Vika já sabia que Serena e Sharapova haviam dado adeus. O favoritismo já estava inteir na bielorrussa. Pressão? Se sentiu, não acusou. Azarenka joguo um belo e sólido tênis para abater a americana por 6/3 e 6/2. É favoritíssima para fazer o mesmo agora, diante de Agnieszka Radwanska.

A polonesa vem crescendo na competição e deu uma aula em cima da espanhola Garbiñe Muguruza, mas seu retrospecto contra Azarenka diz muito sobre o que pode acontecer neste confronto aqui. Aga venceu a rival pela última vez em 2011 e já sofreu sete reveses consecutivos desde então. Suas variações pouco incomodam a bielorrussa, que costuma usar sua potência para ditar os pontos. A número 2 do mundo ainda tem em sua vantagem uma combinação mortal: suas ótimas devoluções fazem um belo de um estrago no serviço nada ameaçador de Radwanska.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.