Topo

Saque e Voleio

Sérvia perde o culpado

Alexandre Cossenza

14/11/2013 12h55

Davis_times_afp_blog

Janko Tipsarevic está fora da final da Copa Davis. O número 2 da Sérvia, com problema no tornozelo, é substituído por Dusan Lajovic, atual número 117 do mundo. Ainda que considerada a natureza instável do tênis de Janko, sua saída não deixa de ser um baque para o time sérvio, que já não podia contar com o suspenso Viktor Troicki, punido por não se submeter a um exame antidoping.

O desfalque coloca uma dose extra de pressão no número 2 do mundo, Novak Djokovic, mas é difícil imaginá-lo incomodado com a situação, ainda mais em uma ocasião tão especial e com as partidas realizadas em Belgrado. Duro mesmo vai ser para Nenad Zimonjic e Ilija Bozoljac, os duplistas sérvios.

Da maneira que o confronto contra a República Tcheca se desenha, Novak Djokovic é favorito contra os simplistas Tomas Berdych e Radek Stepanek, mas estes são favoritíssimos contra Lajovic. Ou seja, dois pontos para cada, e o jogo "em aberto" é o das duplas. Até agora, Zimonjic e Bozoljac estão escalados contra Jan Hakek e Lukas Rosol, mas o histórico dos times sugere que tudo pode mudar. Tanto com a entrada de Djokovic no lugar de Bozoljac quanto com Berdych e Stepanek voltando à quadra no sábado.

Meu favorito? A Sérvia, que jogará em casa, com Djokovic em grande fase, e terá a torcida para fazer a diferença no jogo de duplas. Sim, é um clichezão dizer que o público pesa em um confronto de Copa Davis. Já vimos muitos times ganhando fora de casa, calando a plateia, é verdade. Só que a história está cheia de casos de tenistas jogam mal com torcida contra. Basta lembrar de Nicolás Almagro no quinto jogo da final do ano passado, contra Stepanek.

Davis_duplas_efe_blog

Coisas que eu acho que acho:

– Minha torcida? Como sempre, quero uma decisão em cinco jogos, com o título saindo do duelo entre os números 2 de cada país: Stepanek x Lajovic, pela escalação até agora. Mas seria melhor ainda com Lukas Rosol em quadra!

– A saída de Janko Tipsarevic significa que a Sérvia não tem mais quem culpar em caso de derrota. Lajovic entrará em quadra sem responsabilidade alguma. Qualquer game, qualquer set será lucro. Agora, se a República Tcheca for campeã, o único bode expiatório possível é a doutora que, segundo Viktor Troicki, disse que ele não precisava fazer o antidoping porque estava passando mal.

Sem ir na toalha (para ler em até 20 segundos ):

– A ordem dos jogos é a seguinte: na sexta, Djokovic x Stepanek e Lajovic x Berdych; no sábado, Bozoljac/Zimonjic x Hajek/Rosol; e no domingo, Djokovic x Berdych e Lajovic x Stepanek.

– É só coincidência, mas a Copa Davis termina como o ATP Finals: um duelo entre os números 1 e 2 do ranking. Em Londres, Djokovic, o vice-líder, levou a melhor. Na Davis, a Sérvia é a número 2. Prato cheio para os supersticiosos.

– Ainda sobre a hipótese de mudança na escalação de duplas: Berdych e Stepanek jogaram no sábado 14 vezes. Vencerem 13 vezes e só forram derrotados em uma ocasião (por Fernando Verdasco e Feliciano López em 2009).

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.